História
Um grupo de especialistas, no ano de 1986, teve a idéia de fundar uma sociedade de médicos interessados no estudo do climatério. Nascia a SOBRAC.
Como toda sociedade jovem, não teve a SOBRAC, no seu início, a noção de sua abrangência e grandeza. Tampouco viu com nitidez ser ela o foro ideal para tratar da questão multidisciplinar da assistência à mulher climatérica. Tem a SOBRAC uma singularidade que as sociedades de especialidades não têm, qual seja, de abrigar os diferentes especialistas envolvidos com o tema.
As sociedades internacionais envolvidas com a assistência à mulher climatérica tem claramente definido este aspecto multidisciplinar, sendo constituída por endocrinologistas, cardiologistas, reumatologistas, ortopedistas, psiquiatras, neurologistas, dermatologistas, ginecologistas e etc. É assim com EMS (European Menopause Society), com a NAMS (North American Menpause Society), com a FLASCYM (Federacion Latino Americana de las Sociedads del Climaterio y Menopausia) e com a IMS (International Menopause Society), da qual a SOBRAC é afiliada.
Ao longo destes anos as diretorias anteriores da SOBRAC foram responsáveis por varias reuniões de consenso com diferentes especialistas que resultaram em inúmeras publicações que, sem dúvidas, contribuíram para o aperfeiçoamento dos médicos envolvidos com essa questão em todo o território nacional.
Não só no Brasil como no resto de todo o mundo, o interesse no estudo do climatério cresceu em grande velocidade. Um melhor conhecimento do tratamento de reposição hormonal minimizando os seus riscos e alavancando os seus benefícios, trouxe grande entusiasmo no tratamento das mulheres neste período da vida, que tem se mostrado cada vez mais longo. A SOBRAC, através de suas diretorias, esteve continuamente atenta a estes avanços e, cumprindo o seu papel, sempre procurou dar ciência dos mesmos aos seus associados, à comunidade médica e à comunidade em geral.
A SOBRAC hoje está madura. Esta na sua quarta década de vida, ciente de ter cumprido os objetivos traçados pelos seus fundadores. Somos cerca de 3000 sócios. Isto nos dá robustez e mostra a importância de nossa sociedade. A massa de conhecimentos, no entanto, se avoluma dia a dia e as perspectivas de progressos neste campo do conhecimento médico e humanístico são bastante alentadoras, obrigando-nos como sociedade a uma vigilância constante.
O Jornal SOBRAC é a nossa publicação regular.
Nos tradicionalizamos como sociedade que reúne profissionais de saúde, professores e pesquisadores do climatério. Somos fonte constante de informação através de nossos periódicos e dos eventos que realizamos, particularmente entre os ginecologistas. Estabelecemos também relações com outras especialidades. Estas relações deverão ser cada vez mais estreitas, visto ser a assistência ao climatério multiprofissional e multidisciplinar, devendo esta ser uma das principais metas de trabalho para os próximos anos da SOBRAC.
Estamos elaborando um projeto de âmbito nacional para informação das mulheres, esperando desta forma estar efetivamente contribuindo com os profissionais de saúde e em especial com a população interessada.
Pelo que se vê, além do enorme trabalho que foi feito, muito ainda resta a fazer. Esperamos que a renovação de nosso site nos dê uma abrangência compatível com o tema que motiva a nossa existência – o estudo do climatério, das condições de saúde e bem estar das inúmeras pessoas que hoje vivem esta etapa de suas vidas e que se constituirão em tempos futuros em número cada vez maior.