0 SOBRAC | ABRASSO - Campanha de Saúde Óssea
SOBRAC - Associação Brasileira de Climatério
Buscar
Acesse nosso Facebook

ABRASSO - Campanha de Saúde Óssea

Abrasso realiza exames gratuitos no Dia Mundial de Prevenção da Osteoporose

Campanha de saúde óssea será realizada no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, de 19 a 21 de outubro. Doença atinge 10 milhões de brasileiros

São Paulo, Outubro de 2014 – No dia 20 de Outubro comemora-se o Dia Mundial da Prevenção e Combate à Osteoporose. E para alertar a população sobre a gravidade da doença, a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso) promove, em São Paulo, a “Campanha Nacional de Prevenção à Osteoporose”.

Entre os dias 19 e 21 de outubro, quem estiver no Conjunto Nacional, na Av. Paulista, poderá realizar gratuitamente o Teste de Calcâneo. A avalição mede a resistência do osso calcâneo à passagem do ultrassom. Embora não seja o método padrão ouro para diagnóstico da osteoporose, que é a densitometria óssea, vários estudos mostram que esse ultrassom pode predizer o risco de fratura por osteoporose quando alterado, funcionando como sinal de alerta para a doença e fraturas. Homens e mulheres a partir dos 40 anos poderão realizar o exame.

Segundo o presidente da Abrasso, o reumatologista Sebastião Cezar Radominski, a osteoporose atinge idosos e principalmente mulheres na pós-menopausa. Seu principal efeito é o enfraquecimento progressivo dos ossos, causando quedas e fraturas.

“No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas sofrem de osteoporose. O envelhecimento da população, a ausência de diagnóstico e a falta de campanhas de prevenção contribuem para o avanço da doença no país”, comenta o Dr. Radominski, presidente da Abrasso.

De acordo com um levantamento da Organização Mundial de Saúde, no mundo haverá um aumento da incidência em fraturas de fêmur de 310%, em homens e 240%, em mulheres, nos próximos 20 anos. Em geral, “estima-se que somente um em cada três pacientes com fratura de colo de fêmur tem diagnóstico prévio de osteoporose, enquanto 20% recebem algum tipo de tratamento”, explica o reumatologista.

Além da realização do teste do calcâneo, a “Campanha Nacional de Prevenção à Osteoporose” distribuirá vouchers gratuitos de densitometria óssea para as pessoas com diminuição significativa de massa óssea e que tenham propensão à osteoporose.

A campanha conta com o apoio do laboratório Zodiac, que possui um programa de apoio a pacientes com osteoporose chamado Osteofácil e pretende conscientizar sobre o tema, além de incentivar a prática de exercícios físicos, alimentação saudável, rica em cálcio e vitamina D, e a realização de exames preventivos.

Campanha de Prevenção a Osteoporose
Local: Conjunto Nacional – Avenida Paulista, nº 2.073.
Data: 19, 20 e 21 de outubro de 2014
Horário: das 10h00 às 19h00

Sobre Abrasso
A ABRASSO (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo) é uma associação sem fins lucrativos, criada com a finalidade de promover a difusão e estimular o conhecimento científico em Osteometabolismo no Brasil. A Associação reúne ginecologistas, ortopedistas, reumatologistas, endocrinologistas, geriatras, clínicos gerais, radiologistas e também outros profissionais não médicos que trabalham em atividades correlatas. A ABRASSO é o resultado da fusão de três outras sociedades brasileiras correlatas: a SOBEMOM, a SOBRAO e a SBDens que há mais de 10 anos trabalham na disseminação do conhecimento das doenças osteometabólicas e nos métodos de medida da massa óssea.


ABRASSO - Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo
Fones: (11) 3253-6610 - (11) 3262-1511
http://abrasso.org.br/noticia/abrasso-inicia-campanha-do-dia-mundial-da-osteoporose

(11) 5584-6938 | gerencia.sobrac@menopausa.org.br
Endereço de correspondência: Caixa Postal 60160  CEP 05323-970  São Paulo  SP
Desenvolvido por Link e Cérebro
fechar [ x ]
CONDIÇÕES PARA FILIAÇÃO

1) O que é a SOBRAC
A Associação Brasileira de Climatério é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, e tem como objetivo a divulgação de informações e conceitos nesta área de conhecimento médico e humanístico, visando a melhoria da qualidade de vida das mulheres que se encontram na fase do climatério.

2) Quais os benefícios em ser sócio da SOBRAC?
- Jornal da SOBRAC (periodicidade trimestral);
- Publicações de consensos;
- Acesso a área restrita em nosso site, onde dispomos de publicações atualizadas na área do Climatério;
- Concessão de descontos em eventos médicos apoiados pela SOBRAC;
- Preços e promoções especiais em nosso congresso realizado a cada dois anos;
- Vantagens e descontos em todos os Projetos a serem realizados pela SOBRAC.

3) Quem pode ser sócio da SOBRAC?
Somente médicos e profissionais da saúde (Psicólogos, Enfermeiros, Farmacêuticos e etc.) mediante apresentação do comprovante de inscrição em seu Conselho Regional da sua área (CRM, CRP, CRF, etc.).

4) Como funciona?
Após seu aceite em se filiar à SOBRAC, você estará fazendo parte de nosso mailling de associados, para o qual enviamos regularmente informações através de e-mails ou correspondências sobre novidades na área do Climatério e Menopausa (realização de eventos, campanhas e datas comemorativas, artigos científicos atualizados, etc.)

5) Qual o valor a ser pago e forma de pagamento?
O interessado em se associar a SOBRAC deverá colaborar com o valor de R$ 100,00/ano.
- Pagamentos até junho -> Validade da filiação até dezembro do mesmo ano.
- Pagamentos feitos a partir de julho, a anuidade será válida até o próximo ano completo.

Para o pagamento da anuidade, será emitido um boleto após o cadastro no site da SOBRAC e aceite às nossas condições.

6) Finalidade da cobrança
Esclarecemos que a arrecadação de verbas para a SOBRAC é feita somente através do pagamento de anuidades de nossos sócios, além de patrocínios da indústria farmacêutica para projetos específicos.
Por se tratar de uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, toda a renda adquirida é utilizada para a manutenção de nossa secretaria (gastos com telefonia, aluguel, contas de consumo, funcionário, encargos e etc), e para a realização de projetos científicos como Campanhas do dia mundial da menopausa, Reuniões de consenso, Publicação científicas, realização de eventos dentre outros.

Em caso de dúvidas, envie e-mail para sobrac@menopausa.org.br, ou ligue para nossa secretaria- fone (11) 5584-6938.

Esperamos poder contar com o seu importante apoio para melhorar nosso trabalho dirigido à pesquisa e à reciclagem dos médicos de todo o país.