0 SOBRAC | História
SOBRAC - Associação Brasileira de Climatério
Buscar
Acesse nosso Facebook

História

Um grupo de especialistas, no ano de 1986, teve a idéia de fundar uma sociedade de médicos interessados no estudo do climatério. Nascia a SOBRAC.

Como toda sociedade jovem não teve a SOBRAC no seu início a noção de sua abrangência e grandeza. Tampouco viu com nitidez, ser ela o foro ideal para tratar da questão multidisciplinar da assistência a mulher climatérica. Tem a SOBRAC uma singularidade que as sociedades de especialidade não têm, qual seja, de abrigar os diferentes especialistas envolvidos com o tema.

As sociedades internacionais envolvidas com a assistência à mulher climatérica tem claramente definido este aspecto multidisciplinar, sendo constituída por endocrinologistas, cardiologistas, reumatologistas, ortopedistas, psiquiatras, neurologistas, dermatologistas, ginecologistas, etc. É assim com EMS (European Menopause Society), com a NAMS (North American Menpause Society), com a FLASCYM (Federation Latino Americana das Sociedades de Climatério y Menopausia) e com a IMS (International Menopause Society), da qual a SOBRAC é afiliada.

Ao longo destes anos as diretorias anteriores da SOBRAC foram responsáveis por varias reuniões de consenso com diferentes especialistas que resultaram em inúmeras publicações, que sem dúvida contribuíram para o aperfeiçoamento dos médicos envolvidos com essa questão em todo o território nacional.

Não só no Brasil, como de resto em todo o mundo, o interesse no estudo do climatério cresceu em grande velocidade. Um melhor conhecimento do tratamento de reposição hormonal minimizando os seus riscos e avalancando os seus benefícios, trouxe grande entusiasmo no tratamento das mulheres neste período da vida, que tem se mostrado cada vez mais longo. A SOBRAC, através de suas diretorias, esteve continuamente atenta a estes avanços e, cumprindo o seu papel, sempre procurou dar ciência dos mesmos aos seus associados, à comunidade médica e à comunidade em geral.

A SOBRAC hoje está madura. Esta na sua quarta década de vida, ciente de ter cumprido os objetivos traçados pelos seus fundadores. Somos cerca de 3000 sócios. Isto nos dá robustez e mostra a importância de nossa sociedade. A massa de conhecimentos, no entanto, se avoluma dia a dia e as perspectivas de progressos neste campo do conhecimento médico e humanístico são bastante alentadoras, obrigando-nos como sociedade a uma vigilância constante. 

O Jornal SOBRAC é a nossa publicação regular.

Nos tradicionalizamos como sociedade que reúne profissionais de saúde, professores e pesquisadores do climatério. Somos fonte constante de informação através de nossos periódicos e dos eventos que realizamos, particularmente entre os ginecologistas. Estabelecemos também relações com outras especialidades. Estas relações deverão ser cada vez mais estreitas, visto ser a assistência ao climatério multiprofissional e multidisciplinar, devendo esta ser uma das principais metas de trabalho para os próximos anos da SOBRAC.
Estamos elaborando um projeto de âmbito nacional para informação das mulheres, esperando desta forma estar efetivamente contribuindo com os profissionais de saúde e em especial com a população interessada.

Pelo que se vê, além do enorme trabalho que foi feito, muito ainda resta a fazer. Esperamos que a renovação de nosso site nos dê uma abrangência compatível com o tema que motiva a nossa existência – o estudo do climatério, das condições de saúde e bem estar das inúmeras pessoas que hoje vivem esta etapa de suas vidas e que se constituirão em tempos futuros em número cada vez maior.

A Diretoria

(11) 5584-6938 | gerencia.sobrac@menopausa.org.br
Endereço de correspondência: Caixa Postal 60160  CEP 05323-970  São Paulo  SP
Desenvolvido por Link e Cérebro
fechar [ x ]
CONDIÇÕES PARA FILIAÇÃO

1) O que é a SOBRAC
A Associação Brasileira de Climatério é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, e tem como objetivo a divulgação de informações e conceitos nesta área de conhecimento médico e humanístico, visando a melhoria da qualidade de vida das mulheres que se encontram na fase do climatério.

2) Quais os benefícios em ser sócio da SOBRAC?
- Jornal da SOBRAC (periodicidade trimestral);
- Publicações de consensos;
- Acesso a área restrita em nosso site, onde dispomos de publicações atualizadas na área do Climatério;
- Concessão de descontos em eventos médicos apoiados pela SOBRAC;
- Preços e promoções especiais em nosso congresso realizado a cada dois anos;
- Vantagens e descontos em todos os Projetos a serem realizados pela SOBRAC.

3) Quem pode ser sócio da SOBRAC?
Somente médicos e profissionais da saúde (Psicólogos, Enfermeiros, Farmacêuticos e etc.) mediante apresentação do comprovante de inscrição em seu Conselho Regional da sua área (CRM, CRP, CRF, etc.).

4) Como funciona?
Após seu aceite em se filiar à SOBRAC, você estará fazendo parte de nosso mailling de associados, para o qual enviamos regularmente informações através de e-mails ou correspondências sobre novidades na área do Climatério e Menopausa (realização de eventos, campanhas e datas comemorativas, artigos científicos atualizados, etc.)

5) Qual o valor a ser pago e forma de pagamento?
O interessado em se associar a SOBRAC deverá colaborar com o valor de R$ 100,00/ano.
- Pagamentos até junho -> Validade da filiação até dezembro do mesmo ano.
- Pagamentos feitos a partir de julho, a anuidade será válida até o próximo ano completo.

Para o pagamento da anuidade, será emitido um boleto após o cadastro no site da SOBRAC e aceite às nossas condições.

6) Finalidade da cobrança
Esclarecemos que a arrecadação de verbas para a SOBRAC é feita somente através do pagamento de anuidades de nossos sócios, além de patrocínios da indústria farmacêutica para projetos específicos.
Por se tratar de uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, toda a renda adquirida é utilizada para a manutenção de nossa secretaria (gastos com telefonia, aluguel, contas de consumo, funcionário, encargos e etc), e para a realização de projetos científicos como Campanhas do dia mundial da menopausa, Reuniões de consenso, Publicação científicas, realização de eventos dentre outros.

Em caso de dúvidas, envie e-mail para sobrac@menopausa.org.br, ou ligue para nossa secretaria- fone (11) 5584-6938.

Esperamos poder contar com o seu importante apoio para melhorar nosso trabalho dirigido à pesquisa e à reciclagem dos médicos de todo o país.