SOBRAC - Associação Brasileira de Climatério
Buscar
Acesse nosso Facebook

Dia Mundial da Menopausa 2022 - Névoa Cerebral



O que é o Brain Fog na menopausa?

O Brain Fog, ou névoa cerebral da menopausa, corresponde a um grupo de sintomas que acontece nessa época da vida da mulher, incluindo dificuldade em lembrar palavras e números, interrupções na vida cotidiana, dificuldade de concentração (distração ou perda da linha de raciocínio), dificuldade em alternar tarefas, esquecendo a finalidade para fazer algo (ex.: por que entrou em uma sala, o que foi pegar, etc.) e esquecimento de compromissos e eventos1.

Estudos mostram que a memória das mulheres muda de fato na menopausa, então essas queixas são reais – não está na sua imaginação. A névoa cerebral é normal e comum na meia-idade2,3. Esses problemas incômodos podem afetar sua qualidade de vida. No entanto, eles geralmente são muito leves e vão melhorar na pós-menopausa4.

Quais as causas do Brain Fog na menopausa?

Essas queixas de falta ou falhas de memória podem ser causadas por aumento ou queda dos níveis de hormônios, especialmente o estrogênio5, e por alguns sintomas da menopausa como ondas de calor, distúrbios do sono e alterações de humor. Se você tem ondas de calor e suores noturnos de moderados a graves, especialmente à noite, você poderá perceber que a sua memória está sendo afetada6,7.

O Brain Fog pode levar à demência no futuro?

As mulheres estão frequentemente preocupadas que esses problemas de memória são um sintoma precoce de Doença de Alzheimer ou demência. No entanto, essas queixas são muito comuns na meia-idade e normalmente melhoram com o tempo. Todas as mulheres passam pela menopausa, mas a maioria das mulheres não desenvolverão demência. Demência na meia-idade é muito rara a menos que você tenha um histórico familiar da doença de Alzheimer precoce8,9.

Qual é o papel da terapia hormonal da menopausa na saúde cerebral?

A Terapêutica Hormonal (TH) é a maneira mais eficaz de tratar os sintomas da menopausa10. Esse tratamento pode melhorar os sintomas da névoa cerebral.  Existe uma certa preocupação da mulher estar usando TH para o alívio das ondas de calor e isso levar à um aumento do risco de demência. No entanto, pesquisas mostraram que, se a mulher estiver saudável e iniciar a TH no início da menopausa, o seu uso parece ser seguro para a cognição11.

Se a mulher estiver usando terapia de estrogênio isolado parece ser seguro mesmo na menopausa tardia para função cognitiva. A TH pode ajudar nos problemas de memória, mas não é recomendado em qualquer idade para tratar dificuldades de memória ou prevenir declínio cognitivo ou demência10.

O tratamento com terapia com estrogênio é aconselhado se a mulher teve menopausa precoce, ou seus ovários foram removidos (menopausa cirúrgica)12. Discuta os riscos e benefícios com um médico ginecologista de sua confiança.

Posso prevenir ou adiar a demência?

Aqui está a boa notícia. Se a mulher sofre com os sintomas da névoa cerebral e está preocupada com a possibilidade de demência no futuro, você pode adiar ou até mesmo prevenir isso tendo uma vida saudável13,14. Não podemos mudar alguns fatores de risco de demência - idade, sexo feminino e histórico genético.

A seguir, 12 maneiras de proteger seu cérebro:
1) Um coração saudável anda de mãos dadas com um cérebro saudável;
2) Faça check-ups regulares - obesidade, pressão alta e diabetes são prejudiciais para saúde cerebral 15,17;
3) Observe seu peso através do controle do IMC que, para estar saudável, deve ter entre 18-25 e estabeleça uma meta para controle da sua pressão arterial;
4) Reduza o amido, os alimentos gordurosos e açucarados e coma muitas frutas e legumes. Mantenha uma alimentação nutritiva13.
5) Engajar-se em atividade física regular - aumento do condicionamento cardiovascular - diminui o risco de demência19.
6) Gaste calorias com um mínimo de 150 minutos (2 horas e meia) por semana de exercícios aeróbicos de intensidade moderada e atividade física.
7) Um estilo de vida saudável inclui dormir o suficiente e minimizar o estresse.
8) Pare de fumar e beba com moderação.
9) Proteja sua cabeça contra lesões, tente evitar ambientes com muita fumaça e ar poluído 14.
10) Desafie e exerça seu cérebro aprendendo novas habilidades, lendo e se voluntariando.
11) Mantenha-se conectado – o engajamento social pode aumentar a saúde do seu cérebro.
12) Encontre maneiras de fazer parte da sua comunidade local e compartilhe tempo de qualidade com a família e amigos.



 
Tel: (11) 5584-6938 | gerencia.sobrac@menopausa.org.br
Desenvolvido por Link e Cérebro
fechar [ x ]
CONDIÇÕES PARA FILIAÇÃO

1) O que é a SOBRAC
A Associação Brasileira de Climatério é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, e tem como objetivo a divulgação de informações e conceitos nesta área de conhecimento médico e humanístico, visando a melhoria da qualidade de vida das mulheres que se encontram na fase do climatério.

2) Quais os benefícios em ser sócio da SOBRAC?
- Publicações de consensos;
- Acesso a área restrita em nosso site, onde dispomos de publicações atualizadas na área do Climatério;
- Concessão de descontos em eventos médicos apoiados pela SOBRAC;
- Preços e promoções especiais em nosso congresso realizado a cada dois anos;
- Vantagens e descontos em todos os Projetos a serem realizados pela SOBRAC.

3) Quem pode ser sócio da SOBRAC?
Somente médicos e profissionais da saúde (Psicólogos, Enfermeiros, Farmacêuticos e etc.) mediante apresentação do comprovante de inscrição em seu Conselho Regional da sua área (CRM, CRP, CRF, etc.).

4) Como funciona?
Após seu aceite em se filiar à SOBRAC, você estará fazendo parte de nosso mailling de associados, para o qual enviamos regularmente informações através de e-mails ou correspondências sobre novidades na área do Climatério e Menopausa (realização de eventos, campanhas e datas comemorativas, artigos científicos atualizados, etc.)

5) Qual o valor a ser pago e forma de pagamento?
O interessado em se associar a SOBRAC deverá colaborar com o valor de R$ 100,00/ano.
- Pagamentos até junho -> Validade da filiação até dezembro do mesmo ano.
- Pagamentos feitos a partir de julho, a anuidade será válida até o próximo ano completo.

Para o pagamento da anuidade, será emitido um boleto após o cadastro no site da SOBRAC e aceite às nossas condições.

6) Finalidade da cobrança
Esclarecemos que a arrecadação de verbas para a SOBRAC é feita somente através do pagamento de anuidades de nossos sócios, além de patrocínios da indústria farmacêutica para projetos específicos.
Por se tratar de uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, toda a renda adquirida é utilizada para a manutenção de nossa secretaria (gastos com telefonia, aluguel, contas de consumo, funcionário, encargos e etc), e para a realização de projetos científicos como Campanhas do dia mundial da menopausa, Reuniões de consenso, Publicação científicas, realização de eventos dentre outros.

Em caso de dúvidas, envie e-mail para sobrac@menopausa.org.br, ou ligue para nossa secretaria- fone (11) 5584-6938.

Esperamos poder contar com o seu importante apoio para melhorar nosso trabalho dirigido à pesquisa e à reciclagem dos médicos de todo o país.